Este site usa cookies para fornecer serviços. Ao usá-lo, você concorda com o uso de cookies.

Distância, paredes, interferência de sinal ou alto consumo podem prejudicar o sinal da rede de wi-fi. Veja 10 dicas para melhorar a distribuição

Você já percebeu que a conexão do seu wi-fi fica ruim em alguns pontos da casa? Isso provavelmente acontece devido à distância do roteador, interferência de sinal de outros aparelhos, ou outras situações ainda. De acordo com Ismael Rech, diretor técnico da Brsulnet, esse é uma das principais reclamações do usuário. “A distribuição do wi-fi é umas das reclamações mais frequentes. É a parte mais difícil de fazer funcionar bem numa casa. Porque às vezes o wi-fi fica num canto da casa, sendo que a pessoa quer utilizar num outro ponto, aí fica longe, muita parede, não dá certo”, exemplifica o profissional.

Ismael destaca que, além da distância ou existência de paredes, o que pode prejudicar ainda mais o sinal é a presença de paredes ou portas de vidro, que geram mais interferência. Muitas pessoas pensam que a internet não está funcionando, mas na verdade apenas a propagação está insuficiente. Como solução para a distribuição do wi-fi, Ismael sugere a colocação de dois roteadores em pontos diferentes da casa. “Pode ser colocado mais de um roteador, os dois iguais e ligados a um cabo de rede. Assim, você fica andando com o teu celular pela casa e o celular vai conectar no roteador mais próximo, automaticamente”, ressalta. A solução é indicada, principalmente, para pessoas que têm casas com mais de um andar, podendo ser colocado um roteador em cada pavimento.

O diretor técnico da Brsulnet lembra que, além do sinal do wi-fi, é preciso estar atento ao consumo de internet dentro da residência. “Às vezes tem quatro ou cinco pessoas no YouTube, no celular, aí gera um consumo de 20 a 30 mega e o plano é de 20 mega. Então já fica lento para todo mundo. As novas TVs de 4K consomem bastante internet, de Netflix, por exemplo. Então ao comprar esses novos equipamentos tem que ter um plano de internet que acompanhe a necessidade”, observa Ismael Rech. A Brsulnet comercializa roteadores de 5 GHz, sendo que a velocidade da internet varia de acordo com o plano contratado pelo cliente. “Todos os roteadores que vendemos são de cinco giga, o que muda é a velocidade da porta, referente ao plano contratado”, informa, destacando que essa é a melhor tecnologia disponível no momento. “Existem outros tipos de tecnologias, mas o desempenho não é tão bom”, garante Ismael. Para suprir a grande necessidade atual de consumo de internet, em janeiro de 2020 a Brsulnet lançou no mercado seus planos de internet para clientes residenciais de até 500 mega. Saiba mais em https://www.brsulnet.com.br/

 

Veja 10 dicas para potencializar o sinal wi-fi na sua casa

 

1. INSTALE CORRETAMENTE

Antes de qualquer coisa, é muito importante que o seu roteador seja instalado no centro do cômodo onde ele será mais utilizado. Além disso, coloque-o em um local alto para que não haja bloqueios e o sinal se espalhe por todas as direções.

 

2. FUJA DE INTERFERÊNCIAS

Dentro de casa, determinados aparelhos podem interferir na qualidade do sinal. Sendo assim, evite deixar o seu roteador próximo a babás eletrônicas, telefones sem fio e micro-ondas. A água e vidros são as maiores inimigas do sinal de wi-fi. Portanto, se há alguma parede com encanamento entre seu computador e o roteador, a potência do sinal certamente diminuirá bastante.

 

3.  REFORCE A SEGURANÇA

Evite que outras pessoas identifiquem sua rede e possam utilizá-la – ela fica mais lenta ao ser compartilhada. Por isso, mantenha uma senha secreta e faça a troca da mesma no mínimo a cada 6 meses.

 

4. MANTENHA SEUS DISPOSITIVOS ATUALIZADOS

Mantenha o seu computador, tablet ou smartphone sempre atualizado e livre de vírus. Há malwares que transmitem dados involuntariamente e podem interferir na qualidade da sua Internet.

 

5. PREFIRA OS ROTEADORES 5G

Na hora da comprar o roteador dê preferência aos que possuam protocolo AC. Roteadores que tem a banda de 5G trafegam mais dados do que um roteador que só possui a banda de 2.4G. Como a modulação do protocolo AC permite uma taxa de transferência maior, passa mais velocidade, chegando a alcançar até 5x mais velocidade.

 

6. EVITE SUPERAQUECIMENTO

Muitas vezes, o roteador trava por causa do aquecimento. Por isso, o ideal é reiniciá-lo sempre que possível. Outra dica é manter o roteador desligado durante o período em que você não acessa a Internet – quando estiver dormindo, por exemplo.

 

7. ALTERE O CANAL DO ROTEADOR

A maioria dos aparelhos como micro-ondas, babás eletrônicas e bluetooth funciona interagindo com frequência de 2.4GHz. Seguindo o manual de instruções, você pode mudar o canal do seu roteador e diminuir interferências com outros dispositivos.

 

8. ADICIONE UM SEGUNDO ROTEADOR

Você também pode optar por adicionar um segundo roteador wi-fi para ampliar seu alcance. O roteador pode ser instalado em áreas escuras, onde o sinal wifi é fraco e lento, permitindo um maior alcance em sua casa.

 

9. ALTERE O CANAL DE CONEXÃO

Muitas pessoas possuem conexão de internet sem fio atualmente, e com certeza sua rede está funcionando no mesmo canal que a de alguns dos seus vizinhos. Isso é ainda mais comum se você mora em um prédio. Para melhorar a cobertura do seu Wi-Fi e para que ele tenha menos interferência, você pode fazer algo bem simples: escolher o canal que está mais livre.

Um dos softwares mais usados para verificar qual o melhor canal para conexão é o WiFi Analyzer, para Android. Há também o WiFi Stumbler como excelente alternativa. Ambos oferecem gráficos para ver qual canal está utilizando cada roteador, para então recomendar os melhores. Para alterar o roteador de canal, você pode entrar em contato com a empresa fornecedora do roteador ou verificar as informações no manual de instruções.

 

10. LIGUE E DESLIGUE O MODO AVIÃO

Simples, fácil e sem complicações. Ligar o modo avião faz com que seu celular fique desconectado de todos os sinais possíveis, incluindo o da operadora de telefonia. Quando você liga novamente ele vai procurar os mesmos sinais com mais intensidade, o que vai também melhorar o sinal de Wi-Fi no celular.